
Advogada especialista em direitos das mulheres, presidente do Instituto Justiça de Saia, idealizadora do Projeto Justiceiras e do Compliance Feminino, ex-promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (2003-2022), atualmente titular do escritório de advocacia Gabriela Manssur Advocacia para Mulheres, com atuação no estado de São Paulo, em outras unidades da federação e fora do país.
Formada em Direito pela PUC/SP, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo por 19 anos, onde ingressou em 2º lugar no concurso público em 2003. Fundadora e Presidente do Instituto Justiça de Saia, Especialista na Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres pela Universitá di Roma.
Com mais de 20 anos dedicados à defesa e promoção dos direitos das mulheres e combate à criminalidade, foi considerada pela Revista Forbes/2019, entre as 20 mulheres mais poderosas e influentes do Brasil. Idealizadora de projetos e políticas públicas reconhecidas mundialmente por ampliar a igualdade e acesso à justiça, com foco na prevenção e combate à violência.
Reconhecida por aproximar o poder público de população, do Terceiro Setor e da iniciativa privada. Recebe, diariamente, denúncias sobre crimes cometidos contra mulheres no Brasil e no mundo e é a idealizadora da frase Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser
.
Durante a pandemia, desenvolveu o Justiceiras, maior projeto de apoio multidisciplinar online do mundo, que da sua implementação, em março de 2020, já acolheu 16.298 (dezesseis mil e duzentas e noventa e oito) mulheres. O projeto conta com o trabalho voluntário de mais de 16.000 (dezesseis mil) Justiceiras em todo Brasil e em 27 países do mundo, entre advogadas, psicólogas, assistentes sociais, médicas e mulheres que, com sua história de superação e de sucesso, conseguem apoiar outras mulheres.
Gabriela já atuou em mais de 20.000 (vinte mil) casos de violência contra a mulher e participou de casos famosos como:
E muitos outros envolvendo pessoas que usam da sua influência e hierarquia para cometer crimes contra as mulheres.
Idealizadora de projetos e políticas públicas reconhecidas mundialmente por ampliar a igualdade e acesso à justiça, com foco na prevenção e combate à violência.
É preciso ter amor no coração e viver a sua verdade, sem ter medo de lutar.
O medo do fracasso é o que mais te impede de buscar a vitória.
Formada em Direito pela PUC/SP, especializou-se na Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres e em Violência Doméstica pela Universitá di Roma, Itália.
Foi coordenadora e professora de cursos de especialização sobre Direitos das Mulheres.
Autora e coautora de artigos e obras literárias publicadas.
Foi professora convidada nos seguintes cursos:
Idealizou e ministrou a formação de multiplicadores do projeto Tempo de Despertar - ressocialização do agressor - na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.
Idealizou e ministrou o "Projeto Diálogos", em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público e "Disque 180", do Ministério das Mulheres, Família e Direiros Humanos do Governo Federal, para a formação de equipes que atuam no atendimento de meninas e mulheres vítimas de violência.
Representou o Ministério Público de São Paulo junto à COMESP, no Tribunal de Justiça de São Paulo e integrou o Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público do Estado de São Paulo (GEVID).
Representou o Conselho Nacional do Ministério Público junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao Ministério das Mulheres, Família e Direitos Humanos e ao Ministério Público Federal Integra o Comitê Nacional ELES POR ELAS - HE FOR SHE - da ONU Mulheres e a Associação Brasileira de Mulheres das Carreiras Jurídicas; Coordenadora do GT de Violência contra a Mulher da Virada Feminina.
Ser correta e ética são características da personalidade que garantem a liberdade de qualquer pessoa.
Ingressou em 2º lugar no concurso de Promotora de Justiça, em 2003, no Estado de São Paulo e passou a exercer os seguintes cargos:
A mulher pode e deve estar onde ela quiser, sem pedir licença.
A diversidade é uma riqueza. A desigualdade é uma injustiça.
Deus tudo sabe e tudo vê, ele enxergar a alma e o coração das pessoas, confia!
Participou de audiências públicas, debates e pareceres para a aprovação das seguintes leis:
Idealizadora do projeto "TEM SAÍDA" que prioriza o ingresso no mercado de trabalho, capacitação e geração de renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e violência, em parceria com empresas privadas e órgãos públicos.
O projeto deu origem à Lei Municipal 17.341/18 em São Paulo e foi replicado para todo o Brasil Idealizadora do projeto "Tempo de Despertar", projeto pioneiro que promove a ressocialização do agressor e tem um resultado extremamente positivo, com diminuição da reincidência dos agressores de 65% para 2%, o que colabora com a prevenção ao feminicidio.
O projeto já foi replicado para todo o Brasil e deu origem às seguintes leis:
O projeto Tempo de Despertar foi utilizado como um dos fundamentos da Lei Federal 13.984/20, que torna obrigatória a ressocialização do agressor.
Idealizadora do Projeto Políticas de Saia, ele é um braço do Projeto Justiceiras, voltado para o combate e prevenção à violência política contra as mulheres e promoção de iniciativas que aumentem a representatividade feminina no cenário político.
Por meio do projeto, há a disponibilização de um canal especializado para recebimento de denúncias de mulheres vítimas de violência política em todo o Brasil.
Idealizadora da pesquisa inédita "A Mulher no Cenário Político Brasileiro", onde se constatou que:
Autora do livro lançado em agosto de 2022 “Código de Compliance Feminino”.
É preciso ter coragem para fazer o que tem que ser feito.
Para nós o essencial é visível aos olhos: dignidade e justiça para as mulheres brasileiras.
Para nós, de fato,
.Lugar de Mulher é Onde ela Quiser